08/08/2010

GRANDE FESTA



(Veja Videos na página do Festival »»»)

Veja video na DigitalMaisTV »»» 

Decorreu ontem a partir das 20,30 horas, no Adro da igreja, o 10º. Festival de Folclore de Conceição de Faro, com todos os Ranchos participantes a presentearem os espectadores com actuações plenas de alegria.

A Grande Festa começou com o tradicional desfile pela aldeia e passagem pelo palco. Seguiu-se a actuação individual de cada Rancho que nos seus bailes apresentaram os trajes, as modas, os cantos e o geito de bailar das suas regiões.

Cada apresentação era sublinhada com palmas do publico que entusiasmado assistia.

No final, antes da actuação do Rancho anfitrião, teve lugar uma justa e emocionante homenagem a Mário da Encarnação, seu fundador e primeiro ensaiador.

A terminar apenas sublinhar o facto de este evento contar com o apoio da Casa do Povo, do Paço Branco Clube Amigos Ciclomotores Antigos, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e de algumas empresas e empresários  da região.

Contou ainda com a presença do Presidente e da Vereadora da Cultura, da Câmara Municipal de Faro, do Presidente e Tesoureira, da Junta de Freguesia e de muitas centenas de espectadores.

5 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ O RANCHO INFANTIL FOI IGNORADO E BEM NEM FOI FILMADO NO DESFILE DAS RUAS E NEM ACTUAÇÃO NO PALCO TENHAM VERGONHA E VALORIZEM MAS AS VOSSAS CRIANÇAS QUE DANÇARAM LINDAMENTE E ESTAO A SER POSTAS DE PARTE

    ResponderEliminar
  2. Bom dia amigo(a)
    Antes de mais obrigado pelo comentário.
    No entanto discordo totalmente dele uma vez que as nossas crianças não foram ignoradas.Elas estiveram bem presentes tanto no desfile como no palco, merecendo calorosas salvas de palmas.
    Se ignorar significa não aparecer no video, esclareço que o unico responsável por isso sou eu que nem sequer sou tido nem achado no rancho.
    Talvez antes de ajuizar fosse mais acertado perguntar porque não estão nos videos que publiquei.
    Resta-me dizer que esta página está totalmente aberta á participação de todos.
    Querendo poderá enviar as suas mensagens escritas, fotos ou videos, para o mail do rancho que serão publicadas.
    Cumprimentos
    JJ Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde

    Em relação ao Festival que decorreu na Conceição de Faro tenho a dizer que desconhecia na totalidade que os meninos que integram o Rancho Folclorico da Conceição de Faro tinham participado no desfile. O meu filho pertence ao rancho já há um ano, e não foi nem tomou conhecimento de tal.

    Mais foi vergonhoso o facto de terem iniciado a sua actuação com 35 minutos antes da hora anunciada, sem qualquer tipo de respeito pelas crianças.

    Eu cheguei à Conceição de Faro as 20h55m para o meu filho participar no espectaculo que se encontrava anunciado para as 21h30m. Ou seja com uma margem de tempo suficiente para o preparar e fazer cumprir com o compromisso assumido.
    Quando cheguei estavam a dar inicio ao espectaculo, às 20h55m!!!!
    Ele não dançou 2 musicas e só por respeito ao grupo e a parceira que foi para o palco dançar as restantes musicas.

    Foi lamentavel!!!

    No fim do espectaculos estas crianças, que tao bem demonstraram a sua arte de dançar, foram brindadas, perante os ranchos convidados, com uma apresentação do grupo por alguem que de forma leviana nem sabia o nome dos participantes.

    Anunciam fortemente que o bom espectaculo que este grupo de crianças oferecem ao publico (em Monchique e na Conceição de Faro) é de mérito do actual ensaiador.

    O merito é apenas e somente das crianças que se esforçam e se dedicam a este projecto. Apesar das constantes "politiquises" e "mas linguas" de certas pessoas que tentam destabilizar o grupo, da instabilidade e troca de ensaiador, continuam a ter acessa a chama e o gosto pelas danças tradicionais da nossa região.

    Perderam um ensaiador amigo, alegre, brincalhao que não discrimanava ninguem para ganhar um que mal dirige uma palavra quanto mais um sorriso, que tenta instituir um regime militar nos ensaios, não permitindo que deem asas a sua imaginação e castra todas as tentativas de melhorar e inovar a sua performance. Para depois exigirem das crianças um sorriso e demonstração de felicidade quando estão em palco. Como é que isso é possivel?

    Quanto muito podemos atribuir um pouco desse merito ao Andre, pois foi ele que deu inicio a este projecto e ensinou muita coisa as crianças. Incentivou-as e mostrou como dançar as nossas tradições e raizes é divertido que não são coisas de velhos.

    Ainda tenho esperanças que os dirigentes acordem e se lembrem que estão a lidar com crianças, que merecem todo o nosso respeito e admiração, e que comecem a agir em prol da defesa dos seus interesses e bem estar.Que esqueçam os adultos e dos seus fins/interesses politicos.

    Um bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.

    Se a D. Helena tivesse respeitado os horários que lhe foram comunicado com a devida antecedência não teria chegado atrasada ao festival com o seu filho que aliás foi o único a não estar presente no jantar que se realizou a partir das 18.00 horas, e no desfile a partir das 20.00 horas.
    Embora o inicio da actuação do rancho infantil tenha começado mais cedo que o anunciado foi um imprevisto que aconteceu, que neste tipo de eventos pode acontecer e tem que se seguir em frente. O facto do seu filho não estar presente no inicio do espectaculo, volto a frisar que só se deve á senhora não ter cumprido os horários combinados anteriormente, como pode constatar os restantes elementos do grupo estavam todos presentes.

    ResponderEliminar
  5. De facto é de lamentar certas respostas.

    Ocorreu-lhe, por acaso, só por mero acaso, de que não fui informada nem dos horarios, nem do jantar nem do desfile?

    Pois, eu não fui!

    Mais informo que não é uma pessoa muito atenta, porque o meu filho não foi o unico que não participou no jantar e no desfile, assim como não fui a unica mãe a desconhecer tais programas.

    E se alguem foi cumpridora dos horarios, esse alguem fui eu, pois compareci no local de actuação 35 minutos antes do inicio, previsto e largamente publicitado, do espectaculo.

    Talvez para evitar esse tipo de situações deveria ser adoptado o comunicado por escrito a todos os pais. Não acha???
    É uma solução!

    Contudo não é essa a essencia da minha mensagem, mas sim uma tentativa de sensibilizar as pessoas para o reconhecimento do trabalho que as crianças tem desenvolvido e que merecem o respeito de todos, sem excepção.

    Um bem haja.

    ResponderEliminar