Mostrar mensagens com a etiqueta Historial. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Historial. Mostrar todas as mensagens

09/05/2009

VELHARIAS


(Madalena Barras e Bernardino Antão )
Há dias, pesquisando a net encontrei esta velharia com mais de 40 anos!
A foto corresponde á capa do 1º. disco editado com musicas do nosso Rancho. Aqui o "Rancho" é referido como "Grupo" e corresponde á fase inicial da sua actividade.
A editora discográfica é a " Rapsódia".
As musicas são:
1 . Estão Verdes (corridinho)
2. Tia Anica, Mana Anica (baile de roda)
3. Conceição (corridinho)
4. Baile de Roda Mandado (mandador:-Henrique Bernardo Ramos)

Na 2ª. fase do Rancho, anos 80, foi editado um LP, com o reportório quase completo. Por ultimo foi também editada uma cassete.

01/02/2007

História


"Danças e Cantares do Algarve".

Resume histórico

Fundado em 1959, por iniciativa da Direcção da Casa do Povo e de Mário da Encarnação que com um pequeno grupo de moças e moços locais forma o primeiro Rancho.

Após algum tempo juntam-se ao grupo alguns elementos do Rancho Folclórico de Faro,  e o folclorista Henrique Bernardo Ramos que passou a dirigir artisticamente o Rancho.

Entretanto com a partida da maioria dos moços para a guerra colonial em África o Rancho ficou desfalcado de elementos masculinos, acabando por parar a sua actividade.

Após alguns anos de inactividade tenta reiniciar agora sob a mão de Zeca Barão, antigo elemento juvenil do rancho, mas por pouco tempo, voltando a parar.

Algum tempo após o 25 de Abril de 1974, aproveitando o regresso do Zeca Barão que entretanto tinha emigrado, a direcção da Casa do Povo, convida-o para pôr o Rancho em actividade e ficar com o cargo de ensaiador.
Foi também criada uma Comissão de três elementos para dirigir o Rancho constituída por: Manuel Mestre, Manuel, José Maria.

Com a criação do Grupo Cultural e Desportivo da Casa do Povo, o Rancho passa a ser uma secção desse Grupo e tem durante vários anos o João Manuel Ministro, como seu seccionista responsável.

O Rancho desenvolveu a sua actividade, funcionando como uma "escola de folclore" para grande número de moços e moças tendo criado o Rancho Infantil e Juvenil.

Actua com muito êxito por todo o País, tendo-se deslocado também a Marrocos, França e ao Parlamento Europeu.

Organiza com grande sucesso, durante anos consecutivos, o Festival Anual de Folclore Nacional, de Conceição de Faro.

O seu trabalho foi distinguido pela Câmara Municipal de Faro que em 1989 lhe atribui a "Medalha de Mérito Grau Ouro".

Durante muitos anos o Rancho continua a desenvolver a sua actividade até que surgem alguns desentendimentos entre os seus principais responsáveis e volta a parar.

Esta nova paragem dura 4 ou 5 anos, até que em 2008 após a eleição de novos Corpos Gerentes para a Casa do Povo, o novo presidente da direcção põe o Rancho em actividade conseguindo reconciliar os seus antigos dirigentes que regressam.

O Rancho com o seu grupo infantil apresenta-se ao publico no final de 2008 e o grupo adulto já no inicio de 2009.

Em 2010 organizou o seu Festival de Folclore Nacional aproveitando para homenagear o seu primeiro ensaiador Mário da Encarnação.

Este é o resumo histórico de mais de cinquenta anos da vida deste Rancho que apesar dos altos e baixos sempre que o fez representou condignamente a sua terra, a sua região e o seu país.